quinta-feira, 2 de outubro de 2008

...Perfil...

Ariane Araujo Vieira, esse é seu nome.
Apesar de considerar Alto Araguaia um ótimo lugar para se morar, a mato-grossense decidiu-se mudar para a capital goiana. Cidade a qual já possuía alguns parentes.
Largou sua antiga escola, seus amigos e sua vida badalada. Menina sonhadora, foi em busca do seu sonho: estudar em Goiânia. Deixou seus pais e irmã, partiu com a cara e a coragem. No momento em que esperava seu ônibus, assusta-se ao ver que todos seus amigos vieram para se despedir, fato esse que lhe causara grande emoção, “aquele momento ficará para sempre no meu coração e com certeza ficaria ótimo em uma caixinha mágica para relembrar todos os dias”.
Mora com sua avó, seus tios e um primo. Aprendeu a lavar e passar sua própria roupa, cuidar da casa, além de estudar nas horas em que não está na escola.
Adaptou-se bem à cidade, fez novos amigos “pouquíssimos, porém verdadeiros”. Orgulha-se muito do dia em que recebeu seu primeiro alamar (uma corda que se coloca presa junto ao ombro do lado direito, quando se atinge média superior a nove), que é um prêmio de mérito intelectual, e do dia que recebeu também seu primeiro elogio por ter sido destacada dos demais pela sua excelente uniformização. No Colégio Militar onde estuda, ter esses dois ganhos representa um privilégio muito grande com a coordenação, e, diga-se de passagem, é muito difícil.
A sucessão de mudanças a amadureceu muito, deixou-a com uma visão mais crítica sobre as coisas e pessoas que estão a sua volta, pretende terminar o Ensino Médio e fazer um curso de medicina, para poder ajudar as pessoas que necessitam.
Ela não é egoísta, se ganhasse um dia na loteria ajudaria sua família, adotaria três crianças e depois iria fazer uma fundação para abrigar menores abandonados.
"Tenho medo do escuro, da morte, da perda, porém o maior de todos é perder a capacidade de sonhar e de acreditar na vida... Porque tudo se faz a partir dos sonhos”.
Ariane sente muitas saudades de sua casa e de seus pais, entretanto possui amigos e parentes que todos os dias lhe dão a certeza de que a vida vale a pena.
Sua personalidade é bastante forte, com ela não tem meio termo, não tolera traição de amigos, possui uma auto-estima bastante elevada “não sou bela e nem paro o trânsito, porém me considero bonita sim. Não tenho nenhuma deficiência física e além do mais sou imagem e semelhança de Deus”. Não mudaria nada em seu corpo, pois está satisfeita com ele, “o que me falta mesmo é dinheiro”, diz com um sorriso nos lábios.
Se considera uma pessoa realizada, já que para ela o fato de estar viva em um mundo tão violento é uma grande realização.

“Não procure saber o que sou, me conheça”.

3 comentários:

Ariane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane disse...

Nossa, essa reportagem me lembrou de bons momentos na minha vida. Ao ler tudo isso foi como se um filme passasse na minha cabeça. Meus olhos se encheram de lágrimas, quase que não consegui conter o choro.
Sem dúvida a minha transição do interior para a capital goiana, que me acolheu como uma legítima moradora, foi dolorosa, mas foi uma etapa importante da minha vida e quem sem dúvida renderá bons frutos que eu pretendo poder dividir com todos.
Estou lisonjeada pela reportagem, que retrata a todos os meus desejos e sonhos. Espero que esta iniciativa incentive a outros jornalistas a darem mais atenção à pessoas comuns, que como eu só querem um mundo melhor para as pessoas que amam.

Atenciosamente, Ariane Araújo